Serviços Metrológicos

Os serviços metrológicos oferecidos pelo SENAI CETEPO envolvem ensaios, análises e testes avançados para avaliação de matérias-primas, composições e produtos acabados realizados em conformidade com normas e a procedimentos técnicos reconhecidos e com alto grau de confiabilidade.
Atendendo aos requisitos técnicos e de qualidade da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, sua infraestrutura laboratorial possui ensaios que tem acreditação junto à Cgcre, sob o nº CRL0076.
As principais competências laboratoriais existentes no Instituto, em termos de equipamentos, instrumentos, softwares, pessoal técnico e procedimentos, permitem a realização de:

Ensaios Químicos/Físico-Químicos

Avaliação da resistência química, propriedades físicos-químicas, propriedades de queima, elétricas, tais como: cor e brilho, densidade, inflamabilidade, cinzas, resistência química a óleos/fluídos/solventes, absorção de água, permeabilidade a oxigênio e teor de umidade.


Ensaios Físicos-Mecânicos

Avaliação da resistência física e mecânica, tais como: dureza, microdureza, tração, absorção, impacto Izod e Charpy, flexão, HDT, Vicat fragilidade e baixa temperatura, deformação permanente e relaxação de tensão.


Análises Microscópicas

Caracterização morfológica de materiais, avaliação de falhas e fraturas, análise da microestrutura dos materiais por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Estereomicroscópio e Microscópia de Força Atômica (MFA).


Análises Instrumentais

Caracterização química quantitativa, qualitativa e determinação de constantes física dos polímeros e aditivos, bem como análises de substâncias restritas, tais como: metais, HPAs, Bisfenol A, nitrosaminas, monômeros residuais, ftalatos, entre outros. Destacam-se as técnicas de análises térmicas (TGA e DSC), cromatográficas (HPLC, GC-TEA, CG-FID, CG-ECD, CG-TCD, GC-MS e Headspace), FTIR com Microscópio Acoplado, ICP-OES e UV-VIS.


Ensaios de Envelhecimento Acelerado

Avaliação da resistência e degradação das propriedades por ação de agentes de envelhecimento, tais como: calor em estufa, frio, ozônio, intemperismo Xenon Test, intemperismo UV, névoa salina e resistência a ciclos climáticos.


Ensaios Reológicos

Caracterização do comportamento reológico e processabilidade de materiais poliméricos (índice de fluidez, viscosidade Mooney, módulo elástico/viscoso, reometria capilar, características de cura, torque e energia consumida durante o processamento, etc.).


Processamento de Polímeros

Avaliações de condições de processamento, preparação de compostos e de corpos de prova para ensaios com a utilização de equipamentos similares aos da indústria de transformação, como prensas de vulcanização, injetoras de plástico e borracha, reômetro Haake, reômetro de placas paralelas, misturadores Fechado e Aberto, Extrusoras Mono e Dupla Rosca, Moinhos de Facas, Picotador, Misturador para Sólidos, entre outros.


Ensaios Dinâmicos

Avaliação de caracterização de comportamento e das propriedades de materiais, componentes, implantes e próteses em solicitações dinâmico-mecânicas em diferentes frequências, temperaturas (-100°C até 200°C) e modos de deformação (compressão, tração e cisalhamento) em equipamento para altas cargas (MTS 831.50) e baixas cargas (Metravib DMA 25).


Ensaios para Avaliação de Produtos

  • Ensaios em embalagens para transporte de produtos perigosos, conforme Resolução 420 da ANTT (ensaios de queda, estanqueidade, pressão interna e empilhamento).
  • Ensaios em Próteses mamárias conforme resolução da ANVISA (Metais Pesados, Matéria Volátil, Coesão do Gel de Silicone, Impacto, Ponto de Tensão, Rasgo, Resistencia da Selagem, Fadiga, Resistencia à Tração e o Alongamento). Ensaios de fadiga em implantes de quadril joelho e coluna de base polimérica.
  • Ensaios em anéis de panela de pressão conforme ABNT NBR 11823 – Anexo B.
  • Ensaios em espumas flexíveis de poliuretano conforme ABNT NBR 13579-1.
  • Ensaios em tintas conforme Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias, integrado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), tais como: poder de cobertura de tinta seca e úmida, resistência à abrasão úmida sem pasta abrasiva, resistência à abrasão de massa niveladora, absorção de água de massa niveladora, brilho, tempo de secagem de tintas e vernizes, poder de cobertura em película de tinta seca obtida por extensão e teor de sólidos.
  • Ensaios para caracterização de tintas e vernizes dos segmentos industriais automotivos, impressão e moveleira.
  • Ensaios para caracterização e avaliação de biodegradabilidade, compostagem e ecotoxidade de termoplásticos conforme normas nacionais e internacionais (DIN EN 13432; DIN EN 14045; ISO 14855; ABNT NBR 15448; ISO 16929).

Confira a nossa lista de serviços e solicite um orçamento.